12/05/2022 às 14:22 EM

Ação Lilás

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel, realizou nas tardes do dia 02 e 03 de maio, o encerramento da Ação Lilás, esta é muito importante para as mulheres, pois, alertamos elas para a prevenção do câncer de colo do útero.
É isso que propõe Ação Lilás, busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção e os riscos dessa doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2020, mais de 16 mil novos casos desse tipo de câncer foram registrados.
A Ação Lilás, visa também, alertar sobre a importância de se proteger contra as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.
Por isso, durante esta Ação, as mulheres são incentivadas a manter uma rotina frequente de consultas com os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e a fazer exames preventivos, como o papanicolau, que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.
Confira as fotos!