27/09/2018 às 14:52 EM

Alunos de Cirilândia mostram resultados do curso de empreendedorismo em feira de produtos

Alunos, pais e professores da escola municipal Raimundo Ubaldino de Freitas, localizado no distrito de Cirilândia, no município de Santa Isabel, promoveram na manhã de quinta-feira (27), a 2ª Feira do Empreendedor, que é o encerramento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado durante todo o ano, pela rede municipal em parceria com o Sebrae.

“Notamos muito mais envolvimento dos alunos este ano do que na primeira edição. Eles gostaram realmente. Estão aprendendo muito sobre empreendedorismo e usarão isso no futuro, na vida deles”, destacou a coordenadora pedagógica da escola, Vanessa Borges.

Os alunos do 1º ao 5º ano, orientados pelos professores e com apoio dos pais, mostraram à comunidade o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano, comercializando os produtos em barraquinhas.

Os pequenos do 1º ano tiveram como tema “O mundo das ervas aromáticas”. Os do 2º ano, “Temperos Naturais”; “Oficina de brinquedos ecológicos” foi o tema do 3º ano; Os alunos do 4º ano apresentaram “Locadora de Produtos” e o 5º ano trabalhou a temática “Sabores de Cores”.

EMPREENDEDORISMO EM SALA DE AULA

A prefeita Cássia Dourado (PSDB) buscou no Sebrae uma parceria para tornar realidade um sonho que sempre teve para a educação: preparar as crianças hoje para serem adultos qualificados.

Em Cirilândia e Santa Isabel os alunos recebem aulas de empreendedorismo. O curso, com duração de mais de 20 horas, procurou apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“A educação empreendedora incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora”, destacou a prefeita Cássia Dourado.

Com os ensinamentos que receberam, os próprios alunos montaram seus produtos, fizeram visitas orientadas ao comércio local, fizeram pesquisas e por fim, colocaram em prática as técnicas de venda, durante a feira.

“Todo o dinheiro arrecadado é revertido para os próprios alunos, em piqueniques, idas a clubes e atividades de lazer. É uma semente que é plantada agora, que dará muitos frutos no futuro. Tenho certeza que daqui sairão muitos empreendedores no futuro”, disse a secretária de Educação, Alinne Bárbara.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Artêmia Leão (PSDB), prestigiou o evento e ficou encantada com o resultado. “Aqui é uma escola modelo em nosso município. Parabenizo a diretora Irany, aos pais, aos funcionários e alunos da escola. Estão de parabéns pelo projeto de empreendedorismo, que ajuda no desenvolvimento dos nossos estudantes agora e, no futuro, os ajuda a se desenvolverem profissionalmente”, disse.

No dia 18, a feira foi realizada na escola municipal Fideles Rodrigues da Silva, em Santa Isabel.