20/10/2018 às 14:44 EM

1ª Ação Social da prefeitura leva benefícios aos moradores do Córrego Fundo

Nesta sexta-feira (19) foi realizada, na propriedade do sr. Luiz Silvério, a 1ª Ação Social na região do Córrego Fundo, com o objetivo de levar maior qualidade de vida para a população do meio rural. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que levaram suas equipes para oferecer atividades, exames, oficinas e sorteios aos moradores da região. Os serviços de beleza aumentaram ainda mais a auto estima das mulheres.

A prefeita de Santa Isabel Cássia Dourado diz que essa é a primeira vez que a ação social é feita no município. “A qualidade de vida de uma cidade se mede pela eficiência dos serviços que a prefeitura presta à população. Com a ação, nosso compromisso é atender e levar a prefeitura às regiões mais distantes. É o que se costuma chamar de inclusão social. Mais de 40 pessoas foram beneficiadas”, disse.

A vereadora Artêmia Leão também participou do evento, ajudando inclusive na organização. “A Câmara sempre é parceira das nossas ações”, destaca Cássia Dourado.

No mês do Outubro Rosa, Juliana Paula Marinho dos Anjos, enfermeira e coordenadora da Unidade de Saúde Básica de Santa Isabel, realizou diversos exames de mama durante a ação. Ela deixa o alerta para que as mulheres não deixem de fazer os exames. “Se notarem algo de diferente durante o auto exame em casa, dores na barriga, e corrimentos, pedimos que procurem a unidade de saúde urgentemente, para que possamos fazer o exame e identificar a doença de forma precoce”, disse.

A coordenadora do CRAS de Santa Isabel, Natiele Aparecida Santos levou sua equipe e realizou dezenas de inscrições de moradores no Cadastro Único,  que dá direito ao Bolsa Família e Renda cidadã. “O governo federal oferece todos seus programas para quem tem o cadastro único. Fizemos diversos cadastros e atualizações durante essa ação. A carteirinha estudantil, o passaporte são feitos a partir desse cadastro. Para alguns, é muito complicado ir até os pontos de atendimento para fazer o cadastro por conta da distância”, disse.

Dia de saúde e beleza

Como forma de valorizar e levantar a auto estima das mulheres, foram oferecidos diversos serviços de beleza, com cortes de cabelo e escovas e uma equipe de profissionais especializados. “A proposta é elevar a autoestima destas mulheres da região, e também uma forma de valorizá-las ainda mais como cidadãs do município”, disse a prefeita Cássia Dourado.

Estavam presentes a Secretaria de Saúde, Secretaria de Promoção Social, equipe de médicos para aferição de pressão e prescrição de remédios, a Farmácia Básica do Município, enfermeiros oferecendo orientação e exames de mama e assistentes sociais orientando quanto a benefícios. As oficinas de artesanato encantaram as crianças. Também foram oferecidos lanches, sorteios e entrega de brindes.